Como verificar sua instalação elétrica? [Parte 4]
- Camilla Toledo
- 2 de jun. de 2017
- 1 min de leitura
TERCEIRO PROCEDIMENTO:
- Examinando o aterramento funcional
O aterramento funcional é feito quando a concessionária vai instalar o seu quadro de energia.
Ela especifica para que o dono da casa instale uma haste que aterre o neutro, o aterramento funcional, que tem como principal finalidade proteger o circuito contra a inversão de fases.
A haste com o decorrer do tempo, vai se desgastando com a qualidade do solo, umidade, entre outros fatores, e a concessionária não realiza a manutenção dessa haste, ou seja com o tempo, a haste vai perdendo a sua capacidade de proteção, fazendo com que os dispositivos elétricos/eletrônicos comecem a queimar ou darem defeito.
Por isso o ideal é instalar o aterramento funcional no quadro de energia, antes do DR, pois caso se instale depois, o DR irá ficar disparando.
Ou seja, agora temos o aterramento funcional (neutro) e o aterramento PE (terra) e a tensão entre os dois tem que ser menor ou igual a 2V.
QUARTO PROCEDIMENTO:
- Examinando o aterramento PE
Passo 1: Identificar o local correto do fase na tomada.
Passo 2: Examinar com uma carga de 200W o aterramento entre fase e terra
-Se der maior que 215V, o aterramento está em condições favoráveis ainda
-Se der menor que 215V o aterramento está deficiente, e é necessário a inserção de novas hastes e melhoramento do solo com intervenções específicas
Passo 3: Medir a tensão neutro e terra, com a carga, e tem que ser menor que 2V, se der maior, algum equipamento pode estar vazando energia para o solo.
Comments