[Teoria] Como é a rede trifásica das nossas casas
- Camilla Toledo
- 7 de jun. de 2017
- 1 min de leitura
Rede elétrica trifásica:
Possui 3 fases, geralmente denotadas como:
- R- 220 (F1)
- S- 200 (F2)
- T- 200 (F3)
Quando ela é gerada nas hidrelétricas, ela é gerada com uma tensão de 13,8 kV e elevada através de um transformador elevador para 750 kV. Por que uma tensão tão alta? Para diminuir o custo de materiais e diminuir as perdas elétricas. Essa tensão depois é reduzida por um transformador abaixador e transforma novamente em 13,8 kV. Quando essa tensão chega nas redes elétricas das nossas casas, os postes das ruas possuem um transformador abaixador que transforma essa tensão em 220 V.
O neutro que é aterrado nas nossas casa (em outros posts falamos disso) surge do transformador redutor de tensão.
Quando você tem numa sala, com ar-condicionado e tomadas, e você necessita usar equipamentos eletrônicos e de informática, é necessário que você tenha fases independentes, uma linha 220 V para os ar condicionados e outra linha para as tomadas.
Como faço pra saber se a ligação está correta numa casa?
Com um multímetro, coloco na escala 1000 ACV e coloco uma ponteira no ar-condicionado e outra ponteira na fase das tomadas.
O multímetro deverá indicar 380 V aproximadamente.
Caso encontrar 0 V, conclui-se que não existe DDP, significando assim que todos os equipamentos estão ligados em uma mesma fase, o que no futuro poderá ocasionar problemas elétricos.
Comments