[Dica] Verificando se a fonte de alimentação está em pleno funcionamento
- Camilla Toledo
- 7 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
Para verificarmos a fonte de alimentação, precisamos antes de tudo saber suas especificações.

Essa fonte de alimentação que estamos vendo na imagem acima, possui uma entrada de 110 V a 240 V (AC)ou seja, significa que a tensão de entrada pode estar entre 110 a 240 V e ela continua saindo 9 V DC (corrente contínua).
Precisamos saber também que o pino do meio é positivo, significa que o pino do meio é positivo. E a parte externa é o negativo, para quando formos testar essa fonte com o multímetro.
O correto para se verificar a fonte de alimentação não é colocar diretamente na rede elétrica, pois ela pode ter um curto circuito em seus componentes, fazendo assim disparar o disjuntor da sua casa, apartamento, loja, etc.
Para verificar o funcionamento da sua fonte de alimentação é bem simples:
- Com o multímetro coloque ele na escala de resistência, e se quiser pode colocar em 20k ou 200k.
- Coloque as ponteiras em cada uma das extremidades da tomada.
- O multímetro não deverá indicar nada pois o circuito está aberto. A fonte de alimentação do exemplo, não possui um transformador.
Ela é uma fonte chaveada: não possui transformador na entrada e tem normalmente a condição de entrada de 100 V a 240 V.
Caso ela possuísse um transformador, o multímetro passaria a indicar um valor 100/200/1000 ohms, dependendo do transformador.
Se a fonte de alimentação estivesse em curto-circuito, o multímetro indicaria 000, e na condição de beep, ele iria fazer um alerta com som.
Quando analisamos com um multímetro a fonte de alimentação que estamos usando como exemplo, verificamos que ela está com uma tensão totalmente estabilizada, ou seja, ela está quase 100% okay. Não podemos garantir que ela está em pleno funcionamento, pois ainda deveremos verificar como a fonte funciona com uma carga.

Comments