top of page

Tutorial de Iluminação - PROJETO BANHEIRO

Nessa nova dica, vamos te mostrar como fazer essa iluminação do nosso projeto de banheiro. Segue o passo a passo abaixo e descubra como deixar seus ambientes mais realistas com a utilização da iluminação.

Neste projeto foi utilizado, dois blocos simulando dicroicas, um bloco simulando uma luminária de embutir do tipo Plafon e a arandela com luz amarelada.

Para baixar o arquivo do projeto desse banheiro Clique Aqui

 

1º Passo: Para inserimos iluminação no teto, temos que rasgar o gesso, assim como na realidade, é um detalhe importante pois melhora a qualidade de sua iluminação. Então foi feito três rasgos no teto. Os das dicroicas com dimensões 0.08 x 0.08 m e o da luminária plafon de 0.30 x 0.30 m.

2º Passo: Vamos agora inserir a luz ao projeto, começando com a ferramenta “Rectangular Light”, nas nossas luminárias. É interessante deixar agrupada a luminária com o rectangular light.

OBS: Para deixar a luminária ainda mais realista é necessário adicionar um material translucido na parte da luminária que emite luz, para isso fizemos uma aula para explicar sobre essa propriedade.

3º Passo: Vamos agora configurar a ferramenta “Rectangular Light”, para que ela emita a quantidade de luz adequada para o nosso banheiro. Selecione a ferramenta e clique com o botão direito, irá abrir uma nova janela, clique em “Edit Light”.


4º Passo: Na janela “V-Ray light editor”, estará as configurações da ferramenta. Para as luminárias desse nosso projeto, foi usado na opção:

COLOR (cor emitida pela luz): amarelo claro.

INTENSITY (intensidade de emissão) insira a intensidade de 150.

UNITS (permite à você selecionar uma unidade física da luz diferente. Usar a unidade de intensidade adequada irá te ajudar a obter o resultado correto quando você estiver usando a opção Physical Camera): RADIANT POWER (W).

INVISIBLE (invisível): ativado.

5º Passo: Para a arandela foi adicionado o mesmo “Rectangular Light” das luminárias, encaixado nas saídas de luz da mesma.

6º Passo: A última ferramenta de iluminação é a “Sphere Light”. Vá nas opções de “VFS: Lights”, insira uma, clique com o botão direito em cima dela e em “Edit Light” edite os parâmetros como mostra a figura abaixo.

7º Passo: Renderize sua cena.

E é isso, espero que tenha ajudado! Bom trabalho!

Texto: Jessica Melo

Posts Destacados
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page