top of page

Materiais Emissivos

Nessa nova dica, vamos te ensinar a fazer um material emitir luz. Chamamos de materiais emissivos, pois cada objeto poderá ser usado como recurso de luz, te dando a liberdade para fazer qualquer tipo de iluminação (sanca, abaju, luminárias, etc.), podendo até mesmo controlar a intensidade da propagação da luminosidade.


Realizaremos agora a criação de materiais emissivos e aplicaremos em uma cena interna com uma sanca de gesso e iluminações embutidas.

 

1º Passo: Inicialmente, construímos o nosso forro de gesso, com juntas de dilatação (onde vão ser nossas sancas de luz) e criamos um componente para ele.

2º Passo: Dê um duplo clique no gesso para acessar as configurações do mesmo.

3º Passo: Selecione a ferramenta Pintura, em seguida, selecione a opção “criar novo material” e insira o nome: “Emissivo”.

OBS: Aqui você poderá inserir qualquer cor, para realizar a edição do material emissivo.

4º Passo: Em seguida, com o seu material “Emissivo”, clique nas faces laterais de seu forro.

5º Passo: Feito isso, saia do menu de materiais, dê um clique na opção “Selecionar” e dois cliques na área de trabalho, automaticamente o seu projeto retomará para a visualização normal.

6º Passo: Selecione agora a ferramenta de materiais do V-RAY (V-Ray editor material), selecione o seu material “Emissivo” e clique em Preview.

7º Passo: Dê um clique com o botão direito sobre a opção “Emissive”, selecione a opção “Create Layer” e em seguida clique na opção “Emissive”.

8º Passo: Na camada “Emissive”, altere a opção “Multiplier” de 1,00 para 45,0 e clique em Preview.

OBS: Em versões anteriores do VRay o parâmetro "Multiplier" era chamado de "Itensity".

9º Passo: Pronto, agora realize a sua renderização e veja como funciona essa ferramenta emissiva e solte a criatividade para aplicá-la onde você quiser. Compare o antes e o depois:

Sem as sancas:

Com as sancas:

E é isso, espero que tenham gostado! Bom trabalho!

Texto: Rayanne Silveira


Posts Destacados
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page